Vacina da gripe 2023 já tem cobertura do plano de saúde

Rede credenciada inclui dois laboratórios no Distrito Federal. Se imunizado em estabelecimento de livre escolha, o beneficiário pode solicitar reembolso.
12/04/2023 15h01

A vacina contra a gripe está disponível para beneficiários em unidades específicas dos laboratórios DASA/Exame e Sabin no Distrito Federal (veja a lista abaixo) a partir de hoje (12). A campanha é possível graças a convênio direto do SIS com os dois credenciados. Portanto, para receber o imunizante, é preciso apresentar a carteirinha do SIS (de tamanho menor) e um documento de identificação.

A vacinação contra a gripe está disponível apenas nas unidades listadas, onde o beneficiário deve se identificar e não precisa fazer pagamento algum, visto que a remuneração aos laboratórios cabe ao SIS. A coparticipação dos beneficiários é de 30%, cobrada pelo plano de saúde no contracheque.

Reembolso

Beneficiários que optarem por tomar a vacina em estabelecimento não credenciado dentro e fora do DF deverão fazer o pagamento no ato da vacina.

Nesses casos, é possível solicitar reembolso limitado a R$ 120,00 – valor sobre o qual também incide a coparticipação. Para solicitar o reembolso, o beneficiário deve enviar ao SIS, por SIGAD ou e-Protocolo, o formulário de reembolso e a nota fiscal da vacina.

Imunização

O imunizante disponível na rede particular de saúde é quadrivalente e protege contra dois subtipos da cepa A (H1N1 e H3N2) e dois subtipos de cepas B (Victoria e Yamagata). As cepas A e B respondem pela maior parte das gripes fortes. 

A gripe é uma doença sazonal e por isso a vacina é atualizada a cada ano. O imunizante é elaborado a partir de vírus inativado (portanto é incapaz de causar a doença) dos subtipos de influenza mais frequentes a cada ano e indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O imunizante é recomendado para segmentos da população como crianças, idosos, pessoas com comorbidades, como diabetes, e quem convive com pessoas que fazem parte desses grupos. Mas a cobertura do SIS não é restrita aos grupos de risco. 

Toda criança com menos de 9 anos que toma a vacina de gripe pela primeira vez deve receber duas doses com intervalo 30 dias. Nos anos seguintes, apenas uma dose é necessária. E o beneficiário interessado na imunização deve sempre observar as contraindicações dos fabricantes das vacinas e dos órgãos sanitários. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização é contraindicada para menores de seis meses, pessoas com febre e alérgicos a ovo.

É recomendável um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina da gripe e outras vacinas que o beneficiário tenha tomado, inclusive contra Covid. Assim, se evita a sobreposição de eventuais efeitos colaterais das vacinas e também o cruzamento de vários vírus (coronavírus e influenza, por exemplo) no organismo, ainda que inativos.

Vacinação gratuita

Na rede pública, a campanha de imunização contra a gripe iniciada pelo Ministério da Saúde oferece gratuitamente a vacina trivalente (H1N1, H3N2 e Victoria).

Como em anos anteriores, o Senado solicitou que doses remanescentes sejam cedidas para a vacinação de colaboradores no âmbito da Casa. A expectativa é de que, se a cessão for autorizada, a vacina seja disponibilizada só depois do término da campanha nacional, que vai até 31 de maio.

Veja abaixo onde tomar a vacina contra gripe em unidades dos laboratórios DASA/Exame e Sabin no Distrito Federal.